segunda-feira, 27 de março de 2017

TABELANDO DE TRIVELA 

Na terra do carvão, quem ruge mais alto ? 
O Tigre ou o Leão ?

As feras estão soltas no duelo entre Criciúma e Inter de Lages pela quarta rodada do returno do Campeonato Catarinense.


                             Fonte da imagem: Vantuir Rech.

O extremo sul do estado de Santa Catarina é uma região na qual predominam os recursos naturais de origem mineral. Por conta disso, a cidade de Criciúma é conhecida como Capital Brasileira do Carvão. As cores amarela (fazendo referência à riqueza da região), preta (representando o carvão) e branca (simbolizando as cores dos clubes existentes quando da fundação do time) integram o uniforme dos donos da casa e colorem o duelo entre as equipes, cujos mascotes representam duas feras da selva catarinense. 

O vermelho, presente no confronto, simboliza o coração dos torcedores lageanos que acompanham o Inter de Lages, mesmo longe de seus domínios, seja comparecendo ao estádio Heriberto Hülse, seja por meio dos veículos de comunicação (rádio, televisão ou internet). 

Jogadores prontos. O árbitro autoriza o início do embate. Os primeiros minutos são marcados pelo predomínio de posse de bola por parte do Inter de Lages. Max recebe lançamento em velocidade e o goleiro tricolor Luiz precisa sair da área para afastar o perigo. No entanto, ele entrega a bola nos pés de Enercino que tenta fazer o gol por cobertura, mas erra o alvo. 

O colorado lageano comanda as iniciativas, porém o excesso de passes errados propicia contra-ataques perigosos para o time da casa. 

Aos 16 minutos do primeiro tempo, o jogador Silvinho do Cricíuma recebe lançamento entre dois jogadores da defesa do Inter de Lages e cruza para o atacante Jheimy que toca na saída do goleiro Neto Volpi. Tigre ruge primeiro no duelo: 1 x 0 Criciúma. 

A partir do gol o Criciúma domina as ações e cria boas chances de ampliar o marcador, com Jheimy e Silvinho. 

O Inter de Lages, no intuito de equilibrar a partida, busca a reação ainda no primeiro tempo. No último lance da etapa inicial, aos 44 minutos, Marcos Paraná lança Jullyan que, livre de marcação, avança em direção à grande área. O goleiro do Tigre sai para dividida. A bola rebate no jogador colorado e sai pela linha de fundo. Uma boa chance evitada pela intervenção do arqueiro tricolor. 

A segunda etapa inicia sem alterações nas equipes. Mesmo com a desvantagem no placar, o treinador Joel Cornelli opta por não efetuar substituições. Da mesma forma procede o técnico Deivid do clube carvoeiro.

Novamente o Leão Baio começa com maior posse de bola do que o Tigre, mas sem a eficiência necessária para balançar as redes. Muitos lançamentos na área do Criciúma. Poucas finalizações. 

As melhores oportunidades coloradas surgem das bolas paradas. Enercino cobra a falta na medida para cabeçada de Marcos Paraná. O goleiro Luiz, bem colocado, defende sem rebote.

O jogo ganha em movimentação e as duas equipes buscam o ataque, mas nenhuma delas está conseguindo alterar o placar. Ainda assim, o colorado lageano joga melhor que os donos da casa.

Igual ao primeiro tempo, o Tigre só chega com perigo quando o Inter entrega a bola de graça. Entretanto, o time carvoeiro não sabe tirar proveito das falhas coloradas.

De repente, Enercino é lançado. A defesa do Criciúma não acompanha o jogador colorado. O goleiro Luiz sai para fora da área com o intuito de interceptar o lance. Enercino dribla o goleiro e chuta para o fundo das redes, mas não comemora. O bandeirinha marca impedimento. A revolta toma conta dos jogadores colorados. De fato, trata-se de um lance de difícil marcação. Mas, pelas imagens da televisão, o jogador parecia estar realmente em condição legal. 

O jogo segue com seu roteiro indefinido. Da mesma forma que o Criciúma pode repetir o feito do primeiro tempo e consolidar a vitória, o Leão Baio é capaz de acertar as finalizações e igualar o marcador. 

O time tricolor avança para o campo de ataque. O jogador João Henrique, faz boa jogada, invade a área, cisca pra cima de Léo Kanu e chuta forte para bela defesa de Neto Volpi. Puro reflexo do goleiro colorado.

O jogo se encaminha para o término. O árbitro anuncia os acréscimos, mas as equipes não conseguem acrescentar mais nada ao placar: Criciúma 1 x 0 Inter de Lages é o saldo final no Heriberto Hülse.

Resumo do encontro de feras: No confronto entre Tigre e Leão Baio, pela quarta rodada do returno do Campeonato Catarinense de 2017, prevaleceu o rugido dos donos da casa. Mesmo não jogando um futebol contagiante, o Criciúma soube aproveitar a falha de marcação da defesa colorada para fazer o único gol do jogo. O Inter de Lages até apresentou um bom futebol. No entanto, alguns lapsos de marcação e a falta de objetividade nas conclusões impediram que o time lageano somasse pontos nesse duelo. A polêmica do jogo ficou por conta do impedimento marcado no gol de Enercino. Resta ao Inter de Lages buscar a vitória lá em Tubarão, contra os donos da casa, para se afastar da zona da degola. Atualmente, o Leão Baio ocupa a sétima colocação na classificação geral com 15 pontos. Se o campeonato terminasse hoje, estariam rebaixados Almirante Barroso e Metropolitano, com 9 e 10 pontos, respectivamente. 








5 comentários: